segunda-feira, 26 de julho de 2010

É você, Mano!

Luis Antônio Venker de Menezes, mais conhecido como Mano Menezes, começou sua carreira como técnico de futebol nas categorias de base do Guarani-RS, no qual jogou como zagueiro amadoramente. Depois, treinou as categorias de base do Caxias-RS e do Internacional de Porto Alegre. Em 1997, retornou ao Guarani-RS, como treinador profissional e ganhando destaque, vencendo o Campeonato Gaúcho de 2002. Com uma boa campanha comandando o 15 de Novembro de Campo Bom, pela Copa do Brasil de 2003, o técnico gaúcho chamou a atenção dos grandes clubes brasileiros e depois de mais uma passagem pelo Caxias, Mano assume o Grêmio.

Com a responsabilidade de comandar o tricolor gaúcho no Campeonato Brasileiro da Série B de 2005, Mano Menezes foi protagonista da famosa "Batalha dos Aflitos". Assim ficou conhecida a partida entre Grêmio e Náutico devido aos acontecimentos ocorridos no jogo e a realização da partida ter sido no Estádio dos Aflitos, em Recife. Com mais dois títulos gaúchos e o vice campeonato da Libertadores em 2007, Mano Menezes conseguiu fazer história no Grêmio, sempre mantendo um estilo sereno e sério de trabalhar.
No final de 2007, Mano Menezes foi contratado pelo Corinthians em mais uma missão de levar um grande clube à Série A do Campeonato Brasileiro. Um vice campeonato da Copa do Brasil de 2008, sendo derrotado pelo Sport Recife, e o tão almejado acesso à elite do futebol brasileiro, fizeram Mano Menezes cair nas graças da torcida corintiana.

Em 2009, com um time mais forte, a presença do fenômeno Ronaldo, e com um elenco bem mais entrosado, o técnico foi campeão paulista invicto e campeão da Copa do Brasil, derrotando o Internacional em pleno Estádio Beira Rio.
A participação da equipe do Corinthians na Libertadores deste ano - centenário do clube - não foi como a Fiel torcida queria, eliminação pelo Flamengo nas oitavas-de-final.
Com um bom currículo conquistado no futebol brasileiro, Mano Menezes aceitou o convite da CBF para assumir a Seleção Brasileira, depois do "não" de Muricy Ramalho que optou por ficar no comando do Fluminense - dizem as más línguas que a recusa de Muricy, gerou um clima de insatisfação entre Ricardo Teixeira, presidente da CBF e o treinador.

Com o já estilo sereno, sério, tranquilo e com um bom relacionamento com a imprensa, Mano Menezes irá anunciar amanhã a convocação para o amistoso contra os Estados Unidos. Será o primeiro teste do gaúcho que terá de assumir o cargo mais difícil do esporte brasileiro. Mesmo nas vitórias, e principalmente nas derrotas, a pressão das mais de 170 milhões de "vuvuzelas" na orelha será grande para com o já experiente e vencedor Mano Menezes.

0 comentários:

Postar um comentário