terça-feira, 30 de abril de 2013

Mesmo perdendo, Borussia Dortmund avança e está na final da Liga dos Campeões

Após 16 anos, aurinegros vão disputar a grande decisão da competição europeia e esperam por Bayern de Munique ou Barcelona 
Depois da classificação dramática, jogadores do Borussia se emocionam em campo. Foto: AP  

O Borussia Dortmund, a grande sensação desta temporada da Liga dos Campeões, conquistou o direito de jogar a final da maior competição de clubes do mundo. Os 4 a 1 do primeiro jogo da semifinal contra o Real Madrid, disputado em Dortmund, somado aos 2 a 0 para os merengues na partida realizada nesta terça-feira (30/04), em Madrid, garantiram a classificação dos alemães. Benzema e Sergio Ramos, no fim do jogo, fizeram os gols do time mandante. 

Desde 1997, o Borussia não disputava uma final da Liga dos Campeões. Agora, os aurinegros aguardam o confronto entre Bayern de Munique e Barcelona, que se enfrentam na próxima quarta-feira (01/05), em Barcelona. 

A partida em Madrid não foi fácil para os alemães, pois o adversário espanhol queria reverter o placar de qualquer jeito. Tanto que o Real pressionou desde os minutos iniciais do primeiro tempo e quase fez o resultado que garantiria sua classificação. O goleiro alemão Weidenfeller fez defesas incríveis em lances frente a frente com Higuaín e Cristiano Ronaldo. Em seguida foi a vez de Özil, sozinho na cara do gol, perder a chance de marcar. 

O Borussia sentiu a pressão da torcida e do time do Real, e não conseguiu criar jogadas ofensivas na primeira etapa. Porém, com o passar do tempo, os alemães controlaram bem a partida e pararam as ofensivas dos espanhóis. O empate em 0 a 0 era mais do que suficiente para o time amarelo e preto conseguir a classificação. 

No segundo tempo o atacante Lewandowski, grande destaque na primeira partida da semi e que estava sumido na etapa inicial, resolveu aparecer e assustou a torcida do Real em chute forte de dentro da área que parou no travessão de Diego López. 

O Real não assustava a zaga alemã e o técnico José Mourinho resolveu colocar Benzema e Kaká em campo para tentar marcar os gols necessários. Contudo, foi o Borussia que quase abriu o placar com Gundogan, mas Diego López operou um milagre, defendendo cara a cara o chute do meio-campista. 

Com mais jogadores no ataque, o Real teve mais posse de bola, mas errou demais nos últimos passes e cruzamentos. Em uma boa chance, Kaká tocou para Cristiano Ronaldo, mas o português foi atrapalhado pela marcação e chutou de bico para fora. O brasileiro ainda apareceu de novo, logo depois, antecipando a marcação e aproveitando cruzamento da esquerda, mas a bola foi para fora. 

O Real Madrid já estava atacando de forma desesperada, enquanto o Borussia ficava cada vez mais seguro para investir nos contra-ataques. Em um deles, Marco Reus criou boa jogada na área e tocou para trás, mas Lewandowski demorou para finalizar e teve o chute bloqueado. O primeiro gol do Real só veio perto dos minutos finais da etapa complementar, quando Kaká avançou pelo meio, abriu para Özil na direita, que deu passe certeiro para Benzema apenas finalizar para a rede.

Desolado depois da partida, Cristiano Ronaldo não conseguiu evitar a desclassificação do Real. Foto: EFE 

O gol "incendiou" o Santiago Bernabeu, a torcida se empolgou e Weidenfeller até fez duas grandes defesas, mas não conseguiu evitar o gol de Sergio Ramos. Após confusão na área, Benzema tocou para trás, e o lateral finalizou com força para aumentar a pressão. Foram dados cinco minutos de acréscimos, mas o Borussia conseguiu segurar o resultado no sufoco.

0 comentários:

Postar um comentário