sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como tudo começou: Corinthians x Palmeiras



Mal sabia a equipe inglesa do Corinthian Football Club o pedaço de história que estava escrevendo por caminhos indiretos quando veio a uma excursão no Brasil em 1910.

Depois de vencer um amistoso diante do clube que, ironia do destino, se chamava Associação Athlética das Palmeiras (e que, no entanto, não tem nenhuma relação com o atual Palmeiras), o time inglês – apelidado de “os corinthians” – ganhou um grupo de fãs em São Paulo.

Cinco desses fãs eram operários do bairro do Bom Retiro que, no dia 1º de setembro, fundaram um xará brasileiro do clube bretão: o Sport Club Corinthians Paulista. Em 1914, quando um grupo de representantes da imensa colônia italiana de São Paulo fundava o Palestra Itália – que durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, alteraria seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras -, os corintianos comemoravam seu primeiro título paulista.

E, pouco depois da segunda taça do corinthians, conquistada em 1916, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez. Era 6 de maio de 1917, e o então campeão, invicto havia 25 jogos, recebeu um considerável cartão de apresentação dos novatos palestrinos: 3 a 0, com três gols de Caetano no Estádio Palestra Itália.

A primeira vitória corintiana só chegaria na sexta vez em que as equipes se enfrentaram, em 3 de maio de 1919. Era a semente ideal para agitar os brios e dar origem àquela que se tornaria a maior rivalidade do futebol paulista e uma das principais do país.

0 comentários:

Postar um comentário