sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vale a pena torcer?


Neymar na estreia da Seleção no Jogos Olimpícos. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

A Seleção Brasileira de Futebol estreou com vitória nos Jogos Olímpicos de Londres. Sofrido, mas o suficiente para os comandados de Mano Menezes começarem o torneio com o pé direito.

O futebol é uma modalidade à parte (e estranha) nas Olimpíadas. Os jogos começam antes da cerimônia de abertura, os jogadores não ficam na vila olímpica, junto dos demais atletas olímpicos, a idade permitida para disputar é de até 23 anos, mas pode convocar três jogadores acima dessa idade.

Além disso, é notório que a valorização em torno do futebol nas Olimpíadas é maior do que nos outros esportes. Natação, Atletismo, Judô, Basquete, Vôlei, e outras modalidades não têm o mesmo tratamento que o futebol, seja por parte da mídia, do público, etc.

Se, por acaso, a Seleção de Futebol conquistar a medalha de ouro, e no mesmo dia a saltadora Maurren Maggi também vencer na sua modalidade e conquistar o ouro olímpico, qual será a capa dos jornais no dia seguinte?

Certamente a foto de Neymar estará lá e escutaremos mais a sua voz. A Maurren ficará em segundo plano. Realmente os atletas olímpicos têm pouco espaço na mídia durante o ano. E a cobrança em cima deles é duríssima.

Eles treinam 4 anos para conseguirem a maior condecoração que um atleta pode ganhar. Uma medalha olímpica. Quando ganham perdem espaço porque nosso país é 100% futebol. Com essa injustiça que o nosso país dá aos atletas olímpicos, será que realmente vale a pena torcer pelo futebol nas Olimpíadas?

0 comentários:

Postar um comentário