sábado, 14 de julho de 2012

Futsal e Skate sonham com lugar nas Olimpíadas

Esportes populares entre os jovens brigam por lugar nos jogos olímpicos


Os jogos olímpicos estão se aproximando. A cidade de Londres será sede do maior evento esportivo do planeta. No dia 27 de julho o mundo irá acompanhar as mais diversas modalidades esportivas, incluindo as já tradicionais, como o atletismo, natação, basquete, vôlei e futebol. Ao todo são vinte e nove modalidades de vinte e seis esportes, dois a menos em relação à última Olimpíada realizada em 2008, na cidade de Pequim.

Contudo, alguns esportes populares nunca fizeram parte dos jogos olímpicos como é o caso do Futsal e do Skate, sempre presentes na vida das crianças e dos adolescentes. O Brasil pode ser considerado o país do Futsal, pois é o maior detentor de títulos mundiais (seis, contando com as edições organizadas pela extinta Federação Internacional de Futebol de Salão) e é visto por muitos como o esporte com maior número de praticantes.

O jornalista esportivo e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Márcio de Oliveira Guerra, acredita que o Futsal já deveria fazer parte dos jogos olímpicos há muito tempo. “A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), é muito próxima com FIFA. Isto poderia facilitar sua inclusão nos jogos olímpicos. Mas, ao que me parece, ocorre uma divergência política entre algumas federações, por isso não foi possível uma aprovação do Comitê Olímpico Internacional”, explica Márcio.

O Skate é um esporte que sempre fez a cabeça dos jovens. Surgido nos anos 80, ele faz parte da cultura norte-americana e tornou-se popular em terras tupiniquins. A União Ciclística Internacional (UCI), já estudou a possibilidade do Skate e do BMX, serem inclusos nos próximos jogos do Rio de Janeiro. A ideia da entidade é atrair um maior número de jovens e de fãs de esportes radicais. Para Márcio Guerra, a imagem do Skate sempre foi negativa. O que interfere na sua inclusão nas Olimpíadas. “Imagino que o Skate sofra algum tipo de preconceito”, disse.

Márcio ainda salienta uma solução na inserção desses esportes nos jogos olímpicos. “O Comitê Olímpico Internacional deveria propor o Futsal e o Skate como modalidades esportivas de exibição. Seria a chance de mostrar ao mundo que está na hora de ambos integrarem o quadro olímpico”, completa.

Resta esperar que os “senhores dos anéis olímpicos” olhem com bons olhos para estes dois esportes, tão queridos entre os brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário