sábado, 6 de outubro de 2012

Um pedaço do Brasil na Ucrânia

Alex Teixeira foi um dos destaques no empate com a Juventus pela Liga dos Campeões. Foto: Getty Images 

Nos últimos anos a equipe do Shakhtar Donetsk descobriu a fórmula para sair do anonimato no futebol europeu. Uma fórmula que inclui uma nova mentalidade em fazer do clube uma potência no continente, e jovens jogadores brasileiros.

O atual elenco do time ucraniano conta com sete canarinhos: Fernandinho, revelado pelo Atlético Paranaense; Douglas Costa, que começou no Grêmio; Alan Patrick, oriundo das categorias de base do Santos; Alex Teixeira, ex-Vasco; Luiz Adriano, que atuou no Internacional e os ex-corintianos Willian e Dentinho. Isso sem contar o brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva.

A eficiência dos brasileiros foi comprovada no último jogo do time na Liga dos Campeões. Empate em 1 a 1 com a Juventus (ITA). Os titulares Fernandinho, Willian, Alex Teixeira (autor do gol) e Luiz Adriano deram trabalho aos italianos, com um domínio de jogo quase que completo.

O entrosamento do clube do Leste Europeu com os brasileiros já rendeu bons frutos no passado, como a conquista da Copa da UEFA, em 2009. Coube a Jadson, hoje no São Paulo, fazer o gol da vitória sobre o Werder Bremen (ALE).

Isso não fica restrito somente em campo. A torcida do Shakhtar parece realmente confiar no futebol dos brasileiros e por isso sonha com voos mais altos no continente europeu.

Se existe algum lugar na gelada Ucrânia que se parece com o Brasil, esse lugar é Donetsk.

0 comentários:

Postar um comentário