domingo, 14 de abril de 2013

Efemérides Futebolísticas: 14 de abril

14/4/1894 - A primeira partida realizada no país aconteceu na Várzea do Carmo e reuniu duas equipes formadas por ingleses que moravam no Brasil nas empresas que vieram para o país ao final do século XIX. O time da empresa ferroviária, o São Paulo Railway venceu por 4 a 2 o London Gas, equipe da empresa de gás. Charles Miller, que tinha sido responsável em trazer as primeiras bolas e o livro de regras pra o Brasil, jogou pelo São Paulo Railway. 

Robinho, Pelé e Neymar; três gerações que marcaram os 101 anos do Santos . Foto: Info/AE   

14/4/1912 - Fundação do Santos Futebol Clube, uma das equipes brasileiras mais conhecidas em todo o Mundo, cuja criação se deve a três esportistas da cidade que reuniram no Clube Concórdia em torno da criação do time de futebol, com a denominação Santos Foot-ball Clube, com as cores azul e branco em homenagem ao Clube Concórdia. O primeiro título estadual foi conquistado em 1935 e foi marcante justamente pela equipe viver a margem dos grandes times da capital de São Paulo. Já em 1956, chegou um menino de 15 anos, que ajudou a colocar de vez a equipe do Santos no cenário mundial. Durante a década de 1960, o Santos conquistou 22 títulos oficiais dentre Campeonato Paulista, Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, Taça Libertadores, Recopa e Mundial Interclubes, algo jamais alcançados por qualquer outra equipe. A partir do Século 21, novas conquistas seriam adicionadas a esta galeria, com títulos co Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. 

14/4/2002 - Em jogo realizado no estádio da Fonte Nova em Salvador, o Bahia registrou a maior goleada na história das Copas Nordeste por 10 a 2 frente a Confiança de Sergipe. 

14/4/2012 – Na partida entre Pescara x Livorno, realizada no Estádio Adriático de Pescara, válida pela 35ª rodada do Campeonato Italiano Série B 2011/2012, o meio-campista Piermario Morosini, do Livorno foi vítima de uma parada cardíaca aos 31 minutos do primeiro tempo, mesmo após 90 minutos de tentativas de reanimação, o atleta não resistiu falecendo na ambulância antes de chegar ao Hospital Civil de Pescara. Um ponto estranho no socorro ao atleta foi o fato de um carro estar bloqueando a entrada do campo impedindo a entrada da ambulância (de acordo um dirigente do Pescara). "Morosini caiu, tentou se levantar e voltou a cair. Nosso massagista logo percebeu o drama da situação", disse Danilo Iannascoli, dirigente do Pescara, à Sky. O primeiro comunicado do hospital informou que Morosini teve uma crise cardíaca que culminou numa parada cardiocirculatória. Morosini tinha 25 anos.

Créditos: memoriafutebol.com.br 

0 comentários:

Postar um comentário