Os melhores jogadores de futebol do planeta se preparam para agüentar os 90 minutos de uma partida com intensa preparação, tanto física, quanto psicológica e alimentar. Alguns jogadores, sobrecarregados com o excesso de partidas chegam para disputar competições, como a Copa do Mundo, com lesões e traumas musculares, que deixam preocupados os torcedores e treinadores das equipes.
O jogador da Seleção Brasileira Kaká, considerado um dos melhores jogadores do mundo, iniciou a Copa do Mundo sob um olhar de desconfiança da maioria dos torcedores brasileiros e da imprensa esportiva. O meio-campista sofreu durante todo o primeiro semestre com problemas no púbis e na coxa esquerda. Apresentou-se à Seleção Brasileira ainda em processo de recuperação. A preparação física e o fortalecimento muscular foram importantes para que Kaká voltasse à apresentar um bom futebol, principalmente no jogo do Brasil diante da Costa do Marfim.
“Treinamento de velocidade, aliado à força, é extremamente importante para o jogador de futebol se prevenir e recuperar-se de lesões” explica o professor de Educação Física Henrique da Costa Monteiro da Universidade Uniban.
A lesão no púbis do jogador Kaká aconteceu devido ao não fortalecimento muscular nas regiões das pernas e abdominais. Nessas regiões, o trabalho muscular tem de ser uniforme. Devido á carga de exercícios físicos constantes nos treinamentos, os fundamentos básicos no futebol como drible, chute e o passe ficaram em segundo plano.
“No futebol de antigamente, os fundamentos básicos e as estratégias de jogo eram mais importantes. Hoje, com o aumento de lesões dos jogadores, a parte física tornou-se essencial. O tratamento físico e os exercícios de fortalecimento muscular são a melhor forma de prevenção contra lesões” conclui o professor.
0 comentários:
Postar um comentário